Se você deseja entrar no ramo de delivery, uma das primeiras coisas que você precisa definir é qual é a sua área de entrega e qual vai ser a sua taxa de delivery.
É muito importante que você consiga dar ao seu cliente um atendimento de qualidade. Para isso, é preciso definir bem onde você irá atender, para ter certeza de que você dá conta do serviço.
Então, continue lendo pois iremos falar sobre como definir a área de entrega e calcular a taxa de delivery.
Como definir a sua área de delivery?
Nos últimos anos os pedidos de delivery vêm crescendo cada vez mais, principalmente desde 2020 com a pandemia. Cada vez mais as pessoas buscam receber comida no conforto de casa.
Isso abre uma oportunidade, não só para os restaurantes e comércios, mas também para quem deseja trabalhar com delivery.
Trabalhar entregando comida e outros pedidos se tornou uma opção para muitos brasileiros, tanto como principal fonte de renda, quanto como uma fonte de renda extra. Para que isso seja possível, o entregador precisa ter uma moto ou uma bicicleta.
Na verdade, cada vez mais está crescendo o número de entregadores com moto e bicicleta elétrica. Inclusive, o iFood estabeleceu uma meta para 2022 de ter pelo menos 10 mil motos elétricas registradas.
Pois, o plano é que até 2025 metade das entregas sejam feitas por um meio de transporte não poluente. Isso faz parte de um plano sustentável do iFood e a tendência é que muitos outros aplicativos de delivery façam iniciativas parecidas.
Por isso, para quem está pensando em entrar no ramo agora, pode ser uma excelente ideia investir em moto ou bicicleta elétrica. Sem dúvidas será muito bem-vindo nos aplicativos de delivery.
Mas, uma vez que o profissional tem o meio de transporte já, ele precisa definir qual é a área de entrega. Pois, não adianta colocar uma grande área de entrega se vai demorar muito e acabar prejudicando o produto e gerando reclamações do cliente.
Além disso, é preciso levar em consideração também o gasto que o entregador tem com a locomoção. Em muitos casos, a grande distância não vale a pena pelo dinheiro que se ganha.
Definindo a região da entrega
É importante entender que o entregador deve conseguir levar o produto até o cliente, mas sem perder financeiramente com isso. Por isso, antes de mais nada, entenda que a sua área de entrega não pode ser muito grande.
O restaurante não pode ser muito longe de onde o cliente está, pois, caso esteja, são muitos os riscos. Além de poder atrasar, pode demorar muito e sair como um prejuízo financeiro, tanto para o restaurante, quanto para o entregador.
É importante saber que, independente do entregador estar trabalhando para um aplicativo, ou para um restaurante específico, é preciso sempre definir essa área de entrega. Se for no restaurante, o próprio local irá definir a área de entrega deles.
Já se for no iFood, o entregador pode colocar qual é a distância que ele atende. Então, ele irá trabalhar para restaurantes que atendem na área definida por ele.
Independentemente de quem for fazer isso, uma boa maneira de determinar a área de entrega é por polígonos no Google Maps. Você pode avaliar a região no entorno do restaurante ou de onde você mora.
Você pode marcar de acordo com um raio, ou até mesmo por uma região da cidade. Algumas pessoas optam também por marcar pelas ruas que você deseja atender, por exemplo.
Existem alguns programas específicos que fazem esse cálculo para você, como por exemplo o Consumer. Você pode colocar a sua localização nele e colocar qual é o raio que você deseja atender.
Assim, você só vai receber um pedido de alguém que se encontre dentro desse raio. Esse sem dúvida é o melhor aplicativo que você pode usar para definir a área, porque ele permite que você delimite até mesmo manualmente. Assim, você pode escolher especificamente as ruas e bairros que você atende.
Conclusão
Portanto, definir a sua área de entrega e calcular a sua taxa de delivery pode ser mais fácil do que você imagina.
Leve em consideração o tempo levado até os locais para saber se é um tempo aceitável de espera para o cliente. Seguindo esse raciocínio, e levando os gastos em consideração, você consegue definir uma boa área para atuar.
E aí, esse artigo tirou as suas dúvidas sobre delivery? Se sim, compartilhe também com seus colegas