A bike elétrica tem sido um dos veículos elétricos que mais tem tido evidência. Isso porque são versáteis, práticas, fáceis de estacionar e você pode ir a qualquer lugar com elas.
A bicicleta normal já é um veículo prático. Existem diversas pessoas que fazem todas as suas atividades por meio dela e conseguem até mesmo viajar pequenas e longas distâncias com sua bike.
O único ponto que faz com que a bicicleta normal fique para trás é por conta do esforço que se tem que aplicar para que ela possa se mover. A bicicleta elétrica então surge para acabar com esse problema.
Mas como aumentar ainda mais a autonomia do veículo para que ele tenha máxima eficiência? Quer saber mais sobre o assunto? Então continue lendo este conteúdo.
Como aumentar a autonomia da bicicleta elétrica?
Uma das grandes vantagens da bike elétrica é a sua velocidade sem ter que fazer muito esforço. Isso porque o motor responsável por fazer a bicicleta andar é bastante eficaz para transformá-la em um veículo eficiente.
Porém, uma das questões que não fazem com que os veículos elétricos sejam 100% eficazes é sua necessidade de ser recarregado todos os dias para que tenham energia o suficiente para se locomover.
Por conta disso, longas distâncias acabam sendo impedidas de acontecer, pois há o risco de descarregar no caminho. Muitas pessoas tentam, então, arrumar um jeito de aumentar a autonomia da bike.
Essa é uma preocupação comum dos usuários para que possa ampliar a duração da bateria da bike. Se você já tem uma bike elétrica ou está interessado em adquirir uma e já quer se prevenir quanto a isso, então veja algumas dicas que podem ser eficientes:

1. Veja se a bateria está completa
Às vezes a coisa mais óbvia pode acabar passando batido. Por isso, sempre que for sair, verifique se a bateria está completa. Crie sempre uma rotina para deixar a bicicleta sempre carregada.
Faça isso no período da noite principalmente para que de manhã, você já possa utilizar o veículo.
2. Diminua o nível do pedal
Uma outra dica que também pode parecer óbvia, mas que ajuda bastante, é diminuir o nível do pedal assistido. Pode acontecer que no meio do caminho, você perceba que não terá tanta bateria para concluir aquilo que você precisa fazer.
Assim, você pode diminuir a assistência do pedal e dar mais pedaladas para fazer a compensação de bateria mais fraca. A bateria é bastante consumida quando o usuário está parado.
Portanto, ao aumentar a força na pedalada pode ajudar você a economizar bateria. Outro fator que faz com que a bateria seja muito gasta são as subidas.
Se você tentar pedalar enquanto a bike está ligada, compensará um pouco do esforço que ela está fazendo para se locomover.
3. Vá devagar
Uma coisa que acaba prejudicando a autonomia da bike é a resistência do vento. Se você tem que aumentar a duração da bateria, então ir devagar é uma opção para reduzir o gasto.
4. Compre outra bateria
Se você tiver que fazer uma rota muito longa e que sabe que talvez somente uma carga não vai aguentar, o ideal é que você tenha outra bateria para colocar no lugar.
Isso aumentará a autonomia da bike, mas deixará a autonomia da bateria a mesma coisa, visto que será preciso trocá-la para que o trajeto possa ser feito sem que se tenha a necessidade de interrompê-lo.
Existem alguns fabricantes que já incluem a opção de compra de uma segunda bateria. Assim, é possível fazer com que o alcance seja dobrado. Se você achar que essa é uma necessidade para você, então talvez seja um bom investimento a se fazer.
5. Aumente um pouco a pressão dos pneus
Se tem algo que faz diferença na autonomia da bicicleta elétrica é a pressão dos pneus. Quando ela está baixa, a bicicleta se torna mais devagar. Se você costuma andar pela cidade, então um calibre bom de ser usado é o de 40psi e 50psi.
Esse tipo de ajuste fará com que a dirigibilidade da bike se torne muito melhor. Isso porque a bicicleta fica um pouco mais dura e com isso, você pode sentir o solo melhor.

6. Substitua a bateria antiga
Se a bike elétrica já tem um certo tempo de uso, talvez a melhor forma de fazer com que ela dure ainda mais, seja trocando a bateria por uma nova.
Existem diversos modelos de bicicletas e vários tipos de especificações. Os modelos menos robustos tendem a aguentar menos enquanto os modelos melhores possuem uma resistência maior.
Dependendo do modelo, é possível fazer com que uma bike elétrica consiga rodar até 160 km numa velocidade de até 45km/h. Como dissemos, isso pode depender muito do que você busca em uma bike.
Há umas que são menos e outras mais potentes. Tudo isso interferirá para saber até quando uma bateria pode aguentar.
7. Lubrifique a corrente da bike
Às vezes um ponto simples pode modificar totalmente a autonomia de uma bicicleta. Um desses pontos é a correta lubrificação de corrente. Isso fará com que o atrito das correntes seja menor.
Por consequência, a bike não terá que colocar tanta força para que funcione. Assim, ela deslizará melhor durante as pedaladas e fará com que a bateria dure um pouco mais.
Há uma série de fatores que juntos contribuem para que a energia da bike dure mais. Assim como os modelos tradicionais, saber como cuidar do modelo elétrico é crucial para que ele ande mais.
Conclusão
Agora que você já viu algumas formas para poder otimizar a bateria do seu veículo, esperamos que esse conteúdo tenha lhe ajudado a saber como fazer para colocar em prática.
Se você quer aproveitar o que a bike elétrica tem de melhor, essas dicas serão muito úteis. Se você busca por outros tipos de veículos elétricos também para adotar no seu dia a dia, entre no site da Boram e veja os produtos disponíveis.
Faça contato conosco se houver interesse. Nosso time está pronto para te atender da melhor forma. Deixe aqui seu comentário e compartilhe este conteúdo.