Atualmente muitas pessoas estão pensando em comprar um veículo elétrico, principalmente motos e bicicletas. Mas, uma preocupação é em relação a duração média da bateria.
Pois, a maioria das pessoas está acostumada a saber mais ou menos quanto precisa colocar de gasolina, de quanto em quanto tempo, e qual o custo. Mas quando se trata de moto elétrica, não sabem muita coisa.
Então, continue lendo esse artigo para tirar todas as suas dúvidas em relação a esse tipo de veículo.
Porque adquirir uma moto elétrica?
Cada vez mais a nossa maneira de nos locomover vai mudando. Com o passar do tempo, vão surgindo novos meios de transporte, mais sustentáveis.
Com isso, as motos elétricas estão mais em alta do que nunca. Pois, elas juntam os benefícios ecológicos, por não liberarem gases do efeito estufa, com também os benefícios econômicos.
Quando falamos em benefícios econômicos estamos falando tanto de dinheiro, quanto de tempo. Afinal, se locomover pelas grandes cidades hoje em dia não é muito fácil e uma moto pode facilitar muito a sua vida.
Esse tipo de veículo, apesar de estar cada vez mais popular, ainda traz algumas dúvidas para os seus usuários. Poucas pessoas estão acostumadas e sabem como funciona um veículo elétrico.
Por isso, é muito importante que antes de mais nada você pesquise bem sobre como funciona e qual o melhor modelo para as suas necessidades. A ideia é que a sua moto elétrica seja autônoma.
Para isso, você deve escolher um modelo que funcione para a distância que você costuma percorrer por dia. As baterias das motos elétricas possuem autonomia de acordo com a quantidade de quilômetro que elas conseguem percorrer.
Então, por exemplo, se você anda 40 km em um dia, não compre uma moto que tenha uma autonomia muito próxima a isso, pois pode ser arriscado. É bom sempre ter uma folga.
Portanto, escolher um modelo certo, com o desempenho ideal para a sua locomoção, com certeza é um excelente investimento. Principalmente se você está em busca de um estilo de vida sustentável e moderno.
Qual é a duração média da bateria?

Como o objetivo de quem compra uma moto elétrica é ter autonomia e independência, saber a duração da bateria é fundamental. Por ser elétrica, as baterias são os principais componentes para o seu funcionamento.
Portanto, se elas por acaso descarregarem, nada funciona e você não consegue se locomover. Sem a bateria, a ignição do motor é bloqueada e todos os outros componentes também são desligados.
Então, é importante que o usuário entenda a importância da bateria na moto. Entretanto, não existe uma resposta simples para essa pergunta.
Isso porque a bateria de uma moto vai depender de alguns fatores. Em geral, o modelo padrão do mercado tem uma validade de uso de 2 anos, se forem bem cuidadas.
O primeiro fator que vai afetar a autonomia da sua moto é o tipo de bateria. Pois, as baterias variam muito de acordo com os seus componentes e método de fabricação.
Além disso, a frequência de uso também vai afetar muito a duração da bateria da sua moto. Sem dúvidas, se você usa a sua moto todo dia para percorrer uma grande distância, então ela vai se desgastar mais cedo.
Ainda, alguns hábitos podem ajudar a sua bateria a durar mais. Pois, cada funcionalidade da moto usa um pouco de bateria.
Mas, nem sempre você precisa usar todas elas. Então, por exemplo, se você desliga a moto sempre que você para, você pode ajudar a economizar essa bateria.
Em geral, apesar do valor ser mais alto, muitas vezes, do que uma moto movida a gasolina. Geralmente compensa, pelos gastos que você não tem com o combustível.
Atualmente, várias empresas fabricantes de veículos elétricos se reuniram para fazerem um padrão para as baterias. Pois, eles acreditam que assim será mais fácil e mais econômico para todos.
Tipos e duração média da bateria
São muitos os tipos de bateria. Mas, as mais utilizadas, e recomendadas atualmente, são as baterias de lítio.
Por exemplo, em uma scooter elétrica, uma bateria de lítio tem a vida útil de até 2 mil ciclos completos de recarga. Como ela dura cerca de 60 km, podemos considerar que a sua duração total é de 120 mil km.
Quando falamos de ciclo completo é quando a sua carga vai a zero e você a carrega até 100%. Se você usa muito ela no dia a dia, então quando chegar em casa, provavelmente, você vai deixar ela carregando para o dia seguinte.
Mas, muitas pessoas não usam tanto por dia, e então não precisam fazer isso. Além das baterias de lítio, dê preferência também para os tipos de bateria portátil.
Pois, essa bateria é aquela que pode ser carregada em qualquer tomada. Assim, você não precisa se preocupar com um lugar específico para carregar a bateria da sua moto.
Essa autonomia da bateria vai ser determinada pela sua amperagem. Ou seja, quanto maior for a sua amperagem, maior a duração da bateria.
Em geral, os principais modelos, tem uma amperagem que vai variar de 8.8 até 11 AH. Isso significa que a distância que ela consegue percorrer até descarregar é de algo entre 30 e 60 km.
Mas, é importante lembrar que as condições de uso também são muito importantes para definir essa duração. A recomendação é que se você chegar em casa e a bateria estiver menos da metade, você deve carregar durante a noite.
É o mais seguro a se fazer caso você vá usar no dia seguinte. Essa recarga vai variar de acordo com a autonomia, mas fica entre 3 e 5 horas. Por isso, sem dúvidas é algo que pode ser feito durante a noite.
Conclusão
Então, agora você sabe como funciona a moto elétrica e qual é a duração média da bateria.
Assim, você pode buscar a sua moto, olhando o tipo de bateria e a que tenha a melhor autonomia para as suas necessidades.
E aí, está pensando em comprar uma moto elétrica? Comente aqui se o artigo lhe ajudou e se você ainda tem dúvidas!
2 respostas