Combustíveis fósseis: 4 malefícios causados ao meio ambiente

Os combustíveis fósseis são a principal fonte de energia usada por empresas, residências e motores de veículos. Eles representam em torno de 75% da energia do planeta e são um dos maiores poluidores da atmosfera.

Esse tipo de combustível gera uma série de impactos para o nosso meio ambiente, contribuindo para o aquecimento global. Continue lendo para saber quais são os outros malefícios e como reduzir o impacto ambiental!

Combustíveis fósseis

Com o passar dos anos, a sociedade evoluiu como um todo, a forma como nos locomovemos, produzimos, entre tantas outras coisas. Hoje, os combustíveis fósseis estão presentes em mais da metade da energia do planeta.

Como o próprio nome sugere, esse tipo de combustível é encontrado na camada terrestre anterior ao período geológico. Ou seja, esse tipo de combustível se forma a partir de restos de seres vivos, como animais e vegetais.

Entre os tipos de combustíveis fósseis, estão incluídos o carvão mineral, gás natural, petróleo e os seus derivados, como gasolina e óleo diesel, por exemplo.

O petróleo, o mais usado nos dias de hoje para diversos fins, é um líquido escuro composto por restos de seres marinhos e vegetais. Ao longo de milhares de anos, o material acumulou-se no fundo dos oceanos, mares e lagos.

Já o carvão mineral e vegetal surgiram da fossilização da madeira. O carvão vegetal Hulha é composto por 80% de carbono e é usado para uma série de fins.

Como combustível, iluminação de ruas, etc. Já o gás natural é composto por metano e é encontrado em jazidas petrolíferas.

Ao contrário do petróleo, a queima de gás natural provoca menos danos ao meio ambiente. Mas o lado ruim é que esse recurso apresenta muitos problemas para ser estocado e transportado.

Desvantagens dos combustíveis fósseis

Apesar de ter grande eficiência energética e um maior custo-benefício em comparação com fontes sustentáveis, há muito mais desvantagens ligadas a essa fonte de energia, tais como:

  • São os principais emissores de gases poluentes na atmosfera do planeta, e estão relacionados com o efeito estufa, aquecimento global e muitos outros problemas ambientais;
  • Por se tratar de um recurso não retornável, quanto menos tiver disponível, maior serão os custos;
  • Oferece um grande perigo ao meio ambiente e a todos os seres vivos caso sejam armazenados ou extraídos de forma inadequada.

Impacto ambiental causado por combustíveis fósseis

O aquecimento global é um dos malefícios saudados pela queima de combustíveis fósseis

Não há dúvidas de que os seres humanos, desde os primórdios de sua história, retiram da natureza os recursos que precisam. Esse uso constante e desenfreado de recursos naturais gerou as catástrofes que vemos nos dias atuais.

Como é o caso do efeito estufa, que tende a agravar os seus danos com o avançar dos anos, afetando toda a vida no planeta.

Os veículos a combustão são os principais emissores de gases que contribuem para a poluição do ar. Veja logo abaixo quais são os impactos ambientais que tanto a extração quanto o uso desses combustíveis podem ocasionar.

Dióxido de enxofre causa chuva ácida

Durante a combustão desses combustíveis, é liberado uma quantidade de dióxido de enxofre, que pode causar a chuva ácida. Esse fenômeno pode resultar na destruição dos monumentos de alvenaria, mármores e de culturas agrícolas.

Principal causa do aquecimento global

Gás carbônico (CO2), o dióxido de carbono, gás também liberado ao queimar esse tipo de combustível, é um dos maiores causadores do aquecimento global.

Causam riscos à saúde

A poluição causada por veículos e usinas de carvão que usam combustíveis fósseis geram sérios riscos à saúde. Essas doenças podem tanto ser mais leves quanto graves, afetando a qualidade de vida.

Alguns exemplos de doenças são: asma, doenças pulmonares obstrutivas crônicas e câncer de pulmão. Uma exposição prolongada também aumenta certas infecções respiratórias.

Crianças e idosos são os mais afetados e vulneráveis quanto à essas substâncias tóxicas.

Prejudica a vida marinha

Os navios são o meio de transporte mais usado para levar esses combustíveis até o local desejado. Não é incomum que ocorra algum vazamento em petroleiros ou navios que levam o óleo cru para ser refinado.

Quando isso ocorre, causa muitos prejuízos para a vida marinha. Para entender melhor o quão prejudicial é o uso desenfreado dos combustíveis fósseis, confira logo abaixo alguns exemplos do que pode acontecer no planeta:

  • Diminuição da biodiversidade;
  • Erosão;
  • A inversão térmica;
  • O efeito estufa;
  • Destruição da camada de ozônio;
  • As chuvas ácidas;
  • Mudanças climáticas.

Como reduzir o impacto ambiental?

É possível reduzir esse impacto com a construção de algum projeto que ajuda a despoluir os corpos d’água, como mares, rios, córregos e lagos. Veja logo abaixo outros processos que podem auxiliar:

  • Fazer o reflorestamento das áreas desmatadas;
  • Criar leis que ajudem a preservar a natureza;
  • Desenvolvimento sustentável;
  • Usar os recursos naturais de forma consciente, principalmente os não renováveis;
  • Incentivar o uso de recursos renováveis como fonte de energia;
  • Conscientizar a população e a futura geração sobre a importância de preservar o meio ambiente.

Nesse sentido, não é de hoje que os impactos gerados pela queima de combustíveis fósseis tem sido um dos principais tópicos de discussão. Em várias conferências ambientais ao redor do mundo, muitos acordos foram estabelecidos.

O intuito central, claro, é diminuir as emissões dos poluentes na atmosfera, como o Acordo de Paris e o Protocolo de Kyoto. Com isso, é necessário substituir esses combustíveis por fontes renováveis e limpas de energia.

Muitos países já vêm anunciando um prazo para o fim das vendas de novos veículos movidos a combustível fóssil. Enquanto isso, as empresas que têm tido um foco maior em energia limpa têm ganhado mais espaço nas bolsas.

Em 2020, a União Europeia propôs a proibição da venda de novos carros movidos a gasolina e diesel a partir de 2035. O objetivo faz parte de uma ambiciosa ideia de acelerar a transição para os transportes elétricos de emissão zero, ou seja, que não poluem o ambiente.

Com isso, diminui a circulação de veículos movidos a gasolina ou diesel e, como resultado, diminui a poluição do ar. Por fim, não esqueça de compartilhar esse conteúdo com os seus amigos!

Curtiu? Compartilhe

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

3 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale com o especialista

AGENDE SEU TEST RIDE