5 Coisas que você precisa saber antes de comprar uma moto elétrica

Muita gente quer comprar uma moto elétrica para divertimento próprio e uma forma de lazer entre família e amigos. No entanto, ao pesquisar sobre o assunto muitas dúvidas começam a surgir. Assim como qualquer outro tipo de veículo, uma moto elétrica traz vantagens e desvantagens.

As motos elétricas são ótimas para se deslocar de um ponto a outro dentro de uma cidade. Além do mais, o seu custo de manutenção é muito mais econômico.

Neste conteúdo então, falaremos um pouco mais sobre o que é preciso saber antes de adquirir sua moto. Além das vantagens e desvantagens que você vai obter.

Dúvidas sobre comprar uma moto elétrica

A primeira moto elétrica foi montada ainda no início do século XX, em 1911

Há mais de um século as motos elétricas circulam entre nós. As primeiras unidades começaram a ser vendidas no ano de 1911, ainda que em caráter experimental e mais como uma curiosidade.

Na época, uma grande questão era como armazenar energia, visto que não existiam baterias com poder o suficiente para que pudessem tornar esse transporte atraente para o consumidor.

Atualmente este não é mais um problema e podemos ver dezenas de marcas ao redor do mundo produzindo motos elétricas sem nenhuma dificuldade.

Antigamente, a noção sobre a eficiência da eletricidade já era conhecida. No entanto, os efeitos que ela produzia ao meio ambiente através da combustão de petróleo era algo desconhecido.

Hoje, sabendo que a combustão gera uma poluição tóxica não só para o meio ambiente como para a saúde das pessoas, outros meios de produzir bateria foram criados.

As motocicletas elétricas não poluem mais do que uma endotérmica. As fontes de energias renováveis têm sido um grande refúgio para as novas tecnologias e adaptação das antigas.

Em seu ciclo de vida então, ainda temos a vantagem de fazer uso da eletricidade e não prejudicar tanto o ambiente ao redor.

Principais diferenças entre moto elétrica e moto tradicional

Ainda que sejam parecidas, elas são completamente diferentes de uma moto tradicional. Tanto em sua modelagem, como em toda sua dinâmica de condução, tudo é diferente.

As motos elétricas têm atraído a atenção de muitas pessoas que desejam iniciar no universo das duas rodas. Uma das principais curiosidades é sobre a diferença de cada uma.

Bom, primeiramente você deve observar se a moto possui uma alavanca no pé esquerdo. Uma das principais diferenças é que essa moto por ser automática, não possui alavancas.

O motor é posicionado um pouco mais atrás, ficando então muito próximo da roda. Além disso, você não encontrará um tanque de gasolina entre as pernas.

Dessa maneira, você pode conduzi-la sentado e não montado. As motocicletas possuem embreagem para engatar as marchas, fazendo uma transmissão CVT.

Mitos e verdades sobre o que você precisa saber antes de adquirir a sua

Abaixo, listamos algumas coisas essenciais que você precisa saber sobre a manutenção do veículo, as precauções, benefícios e se vale a pena ter uma.

1. Preço é mais elevado?

A inovação custa mais caro, sendo assim, o valor para comprar uma moto elétrica acaba sendo mais alto do que se comparado aos modelos tradicionais. Grande parte dessa culpa fica por conta da bateria, que é o fator que mais causa a elevação desse preço.

2. A moto tem pouca autonomia?

Muita gente acredita que por conta da moto ser elétrica, ela não entrega autonomia para quem a possui. Mas, isso é um mito.

Em média, o brasileiro consegue viajar cerca de 12,9 mil km ao ano. Sendo assim, uma moto elétrica é mais do que suficiente.

Uma moto como a zero DSR cobre um uso de 150 km e se usada com inteligência, consegue atingir 200 km. Os modelos power tank, possuem uma bateria adicional.

Assim, facilmente pode-se conseguir atingir os 250 km, distância essa que é mais do que suficiente para se fazer qualquer coisa. Uma bateria zero DSR consegue levar algumas horas de 0 a 100% numa coluna com 8 horas ligado no 220V de casa. 

Então para que você tenha uma autonomia maior, acaba sendo necessário que você concilie suas paradas em pontos estratégicos e diminua a velocidade ou aumente o tempo de paradas.

3. Baterias são recicláveis?

Sim, as baterias de uma motocicleta elétrica são recicláveis por conta da presença de metais como o ferro, alumínio, lítio e cobalto. Esses que se tratam de materiais reutilizáveis, portanto, pode-se aproveitar 50% das baterias de íon de lítio.

4. A manutenção é difícil?

Não, a manutenção de uma motocicleta elétrica é muito mais fácil de se fazer do que uma moto de combustão. Isso porque o motor deste tipo de veículo tem menos peças móveis.

Sendo assim, não precisa sempre de óleo ou de filtros para poderem funcionar. A única manutenção que será necessária de se fazer é no motor ou freio, retrovisor, etc.

5. Moto elétrica não faz barulho

É verdade que o barulho da moto elétrica não é tão alto quanto o da moto tradicional. No entanto, elas fazem barulho sim.

Muitas pessoas adoram as motos justamente por conta de seu som, no entanto, o motociclista médio acaba cometendo dois tipos de exageros: superestimar o ruído e barulho do escapamento.

Se este é um fator imprescindível para você, então talvez esse tipo de veículo não se enquadre nos seus parâmetros.

Benefícios e desvantagens da moto elétrica

Se você está se perguntando se é uma boa ideia comprar uma moto elétrica, então veja essa lista de prós e contras e tire suas conclusões:

Vantagens

  • Não faz emissão de gases tóxicos no meio ambiente;
  • São mais silenciosas e não possuem ronco da descarga;
  • Não precisam de tanta manutenção, tendo maior vida útil;
  • São mais econômicas em relação a abastecimento;
  • Não precisam ir a um posto de gasolina, dependendo apenas da duração da bateria;
  • Pagam menos impostos.

Desvantagens

  • Alguns modelos ainda são mais caros se comparados com os modelos tradicionais;
  • São mais silenciosas para quem curte o som do motor;
  • A velocidade ainda não é tão alta se comparada com o modelo tradicional.

Conclusão

Vimos então um pouco mais sobre a moto elétrica, seus benefícios, diferenças entre ela e um modelo tradicional e se vale a pena adquiri-la. Para quem está entrando agora no universo duas rodas ela é uma ótima escolha, principalmente se o assunto é lazer.

Conte-nos aqui qual é o seu interesse nesse tipo de veículo e compartilhe este conteúdo com outras pessoas que também gostam dele.

Curtiu? Compartilhe

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale com o especialista

AGENDE SEU TEST RIDE