E-chopper: A evolução das custom-made às choppers elétricas

As choppers foram por muitos anos a queridinha dos amantes das motocicletas. Na verdade, ainda são e por isso, surgiram as e-chopper.

A e-chopper é uma motocicleta do estilo chopper, mas elétrica. Ou seja, ela funciona com uma bateria que é carregada por eletricidade, e não combustível.

Essa mudança de um tipo de moto que consome combustível para a elétrica é um sinal de modernidade e um aliado na busca por uma sociedade mais sustentável.

Então, continue lendo esse artigo pois iremos contar tudo sobre a história das choppers, como elas surgiram e como elas evoluíram até as choppers elétricas.

A evolução das custom-made até a e-chopper

Hoje em dia muitas pessoas estão interessadas pela e-chopper, ou então chopper elétrica. Pois, é a chopper do futuro, sem emissão de gases do efeito estufa e totalmente sustentável e ecológica.

Mas, até chegarmos nesse modelo sustentável, esse tipo de veículo passou por muitas mudanças. Afinal, o que significa chopper?

É aquela moto customizada e que é paixão de muitas pessoas. A chopper surgiu na verdade lá nos Estados Unidos, logo depois da Segunda Guerra Mundial.

Na época, os principais fabricantes de moto nos Estados Unidos eram a Harley-Davidson e a Indian. Se você ama motos, você sabe, esses fabricantes fazem motos muito grandes e pesadas.

Sem dúvida, essas motos têm muitos fãs ao redor do mundo. Mas, na mesma época, na Europa, era possível encontrar várias motos mais leves.

Essas motos eram mais fáceis de conduzir e mais úteis, por serem melhores e levarem o condutor a mais lugares.

Como na Segunda Guerra Mundial os americanos tiveram a chance de usar essas motos mais leves enquanto estavam na Europa, eles realmente ficaram impressionados com os modelos europeus.

Então, como moto sempre foi uma paixão dos jovens, começaram a surgir os bikers, que eram as pessoas que conduziam motos modificadas, ou customizadas.

Já que as fabricantes americanas não se interessaram em produzir motos do estilo europeu, os motoqueiros resolveram colocar a mão na massa. Então, começaram, eles mesmos, a fazerem várias alterações nas suas motos.

O nome chopper surgiu porque em inglês o termo “chop” significa cortar, e isso é exatamente o que eles faziam: eles “cortavam” tudo aquilo que eles achavam inútil na sua moto.

Enquanto isso, outras pessoas ao invés de eliminarem algumas partes da moto preferiam encurtá-las. Essas motos com peças encurtadas eram as Bobbers, que vem do verbo bobbing no inglês, que significa encurtar.

O “boom” das choppers

Durante os anos 70 nos EUA, as “Bobbers” estavam dominando o mercado das motocicletas. Com o tempo, elas passaram a ser cada vez mais personalizadas, ficando mais leves e o termo “Choppers” se tornou mais popular.

Apesar de ser muito popular nos Estados Unidos, isso só chegou mesmo ao redor do mundo depois de um filme, chamado Easy Rider (Sem Destino), que levou essas motos para as telas de todo mundo.

Depois disso, todo mundo só queria ter motos iguais aquelas que eles viram no filme. Como elas não eram produzidas por grandes fabricantes, então começaram a surgir pequenas oficinas para fazer o serviço.

Aos poucos, isso se tornou um mercado muito lucrativo, com várias oficinas reconhecidas entre os amantes das choppers. Além disso, surgiram também os designers que faziam uma moto customizada de acordo com o que o cliente desejava.

Assim, começaram a surgir os designers, lojas especializadas e todo um mercado voltado para esse público. Apesar das motos serem custom mades, os motociclistas e os designers faziam questão de nunca modificar um componente da moto: o motor.

Em geral, os apaixonados por motos preferem manter o motor da Harley-Davidson. Mas, como esse motor não é acessível para todo mundo, nem sempre é utilizado. O que realmente importa é o produto final.

Afinal, a chopper é um símbolo de rebeldia dos anos 70, um símbolo da contracultura e os adeptos consideram isso um estilo de vida.

Leia também: Moto elétrica: 2 normas de trânsito que você PRECISA seguir
Transporte Elétrico: Diversão e Lazer!

Chopper na modernidade: e-chopper

Apesar de ter nascido nos anos 60/70, até hoje é um estilo de vida adotado por muitos motociclistas. Mas, com os tempos mudando, as customizações vão também se adaptando.

Quando falamos de meios de transporte, a tendência agora é que no futuro a maioria seja elétrica. Ou seja, não iremos usar mais combustível fóssil como principal fonte de energia para os nossos veículos.

Eles virão com baterias e usaremos energia elétrica para recarregar. Com as choppers não é diferente, elas fazem parte da modernidade e da evolução.

As choppers representam a contracultura, a rebeldia, a juventude. Nada mais representa a juventude hoje em dia do que um pensamento mais sustentável e ecológico.

Você consegue ter a sua moto personalizada, customizada e ainda assim não contribuir para a emissão de gases do efeito estufa. Com as mudanças climáticas sendo uma das maiores preocupações das gerações atuais, precisamos mudar nossos hábitos, nosso estilo de vida.

Precisamos pensar no que podemos fazer para termos uma vida mais sustentável e buscar reduzir, ou desacelerar, as mudanças climáticas. Optar por meios de transportes limpos e sustentáveis é uma dessas atitudes que podemos tomar.

Conhecida como e-chopper, a chopper elétrica que possui um design e estilo baseado na Harley-Davidson ainda, então você não perde o estilo da sua moto.

Mas, por ser uma moto elétrica, ela vem com bateria, que você pode remover a qualquer momento, em qualquer lugar, para recarregar.

A ideia é que cada vez mais nós estejamos caminhando para um mundo mais sustentável, e cada vez mais as motos elétricas serão comuns. Elas são práticas e são uma forma de ajudar o mundo e o meio ambiente, fazer a sua parte.

Conclusão

Portanto, as choppers foram, aos poucos, conquistando o coração dos motociclistas ao redor do mundo. Com os tempos modernos, ela também vem se adaptando, e então surgiu a e-chopper.

A ideia por trás dessa motocicleta é representar a cultura jovem, que está sempre mudando com a chegada de novas gerações. Hoje, uma das coisas mais importantes é combater a mudança climática com hábitos sustentáveis, e a e-chopper veio para isso.

E aí, esse artigo te ajudou a entender um pouco a origem das choppers? Se sim, comente aqui qual é a sua ligação com esse modelo de motocicleta.

Curtiu? Compartilhe

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale com o especialista

AGENDE SEU TEST RIDE