Motor elétrico x motor a combustão: entenda as  diferenças entre eles!

Você tem dificuldade de saber a diferença entre o motor elétrico e o motor a combustão? Além da diferença óbvia entre um usar a eletricidade e o outro não, há uma série de detalhes que fazem os dois se destacarem.

E isso pode causar uma certa dúvida em quem não tem tanto conhecimento e gostaria de saber qual dos dois é melhor.  Sendo assim, separamos este conteúdo especialmente para você e explicaremos mais detalhes de ambos modelos de motor.

Quer tirar sua dúvida finalmente? Então continue lendo este conteúdo e anote as dicas!

O que é o motor elétrico?

O motor elétrico é um equipamento que pode transformar a energia elétrica em energia mecânica. Podemos dividi-los em três grupos que são:

  • Corrente alternada;
  • Corrente contínua;
  • E motores universais.

O motor de corrente alternada faz com que um campo magnético feito por bobinas possa percorrer por correntes elétricas alternadas. Sendo assim, há um rotor que é feito por imã ou bobina para que possa alimentar essa corrente elétrica.

Já o motor de corrente contínua recebe energia de uma fonte polarizada que faz um caminho de entrada e saída de energia. Já o motor elétrico universal pode trabalhar das duas formas.

Porém, é mais comum observar motor de corrente contínua, pois permite que se mude o polo de entrada de energia sem que o sentido de rotação seja modificado.

O motor elétrico transforma a energia elétrica em energia mecânica, já os motores de combustão queimam combustíveis para gerar energia térmica

O que é o motor a combustão?

Já os motores de combustão fazem uso de combustíveis para que possam ser queimados e assim, gerarem energia térmica. A maior parte dos veículos no Brasil usam esse tipo de motor.

Esse motor também é conhecido por ser um motor de explosão, pois se aproveita dessa energia liberada para que faça o veículo ter força para se locomover.

Qual a principal diferença de um veículo elétrico para um veículo a combustão?

Existem diversas diferenças entre um veículo que usa motor elétrico, para o veículo que usa combustão. Abaixo, separamos algumas dessas principais diferenças, veja:

Elétrico vs combustão

O veículo de combustão tem como princípio a mistura de combustível e ar para que possa gerar explosão e, com isso, oferecer a energia necessária para que possa mover os pistões.

Já o veículo de motor elétrico faz uso de uma bateria para que possa alimentá-lo. Um inversor é responsável por fazer com que a corrente contínua vire corrente alternada e, assim, fazer com que a eletricidade aconteça e o veículo se mova.

No motor a combustão a força e energia nunca são uniformes. Além disso, é preciso diversos componentes para que o motor funcione, o que o torna muito mais pesado.

A maior parte da energia produzida pelo motor acaba sendo perdida por meio de calor e só 30% disso é convertido em trabalho para a movimentação dos eixos.

Isso é um problema que já não aparece em um motor elétrico, uma vez que ele conta com um campo magnético que o permite gerar força e controlar a velocidade apenas com um ajuste de frequência.

Além do mais, os motores elétricos acabam aproveitando cerca de 95% da energia gerada. Por essa razão, o motor acaba sendo bem mais leve e eficiente, tendo menos necessidade de manutenção e produzem uma potência e torque maior que os motores de combustão.

Emissões

O veículo que usa motor a combustão acaba contribuindo para o aquecimento global por conta da liberação de gases que acontece durante a queima do combustível.

Além da poluição da atmosfera, eles também acabam sendo prejudiciais à saúde humana. Já os veículos elétricos não realizam emissão de gás maléfico para o efeito estufa.

Ainda que a fonte geradora de energia usada no processo de fabricação possa contribuir com esses gases, o ciclo de vida de um veículo terá muito menos emissões de gases e poluentes se comparado a um veículo de combustão.

O veículo de combustão tem como princípio a mistura de combustível e ar para o alimentar através d euma explosão, já o de motor elétrico faz uso de uma bateria

Abastecimento

Uma das maiores vantagens de ter um veículo elétrico é por conta do modo de abastecimento. É apenas necessário que o veículo seja carregado na tomada por algumas horas até que tenha sua bateria completa para uso prolongado.

Ao contrário do modelo a combustão que precisa constantemente ser abastecida. A única desvantagem que o modelo elétrico encontra nessa questão é que não há pontos de cargas nas estradas como há postos de abastecimento.

Além disso, abastecer o veículo leva apenas alguns minutos, enquanto que o veículo elétrico demora pelo menos 1 hora para ter um percentual aceitável para uso.

Apesar disso, já existem no mercado carregadores ultra rápidos com a capacidade de carregar os veículos em alguns minutos.

Autonomia

Hoje em dia a gasolina passa por momentos de instabilidade em seu valor e por isso, muitas pessoas têm feito menos uso de seus veículos pois não querem arcar com esse alto valor para ter seu tanque cheio.

Então, ainda que a energia elétrica seja relativamente nova no mercado automobilístico, ela te permite muito mais autonomia para que você possa percorrer mais lugares sem ter que se preocupar com o preço da gasolina.

A maior parte das pessoas dirigem poucos quilômetros por dia, o que acaba compensando investir nesse aparelho. Há modelos de veículos elétricos capazes de percorrer 100km com uma única carga.

Manutenção

O modelo elétrico é um pouco mais elevado de se investir, mas acaba compensando no futuro pois além de não ter que comprar combustível sempre, não precisa passar por reparos ou manutenções frequentes.

Então, se uma das questões que mais impactam sua escolha for a economia, não há dúvidas de que o modelo elétrico é melhor.

Conclusão

Por fim, vimos aqui as principais diferenças entre o motor elétrico e o motor a combustão e qual deles apresenta uma melhor vantagem no mercado e no seu bolso.

Daqui um tempo, os modelos de veículo elétrico vão acabar sendo financeiramente equivalente com o preço dos veículos de combustão, o que fará com que sua adesão no mercado seja ainda maior visto que o preço é um dos principais impeditivos para que uma pessoa invista nesse veículo.

Conte aqui o que você achou e qual modelo você prefere. Compartilhe este conteúdo com mais pessoas.

Curtiu? Compartilhe

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale com o especialista

AGENDE SEU TEST RIDE