Você quer uma scooter elétrica, mas não sabe se essa escolha vale ou não a pena? Muitas pessoas passam pela mesma dúvida e por isso, é fundamental levantar uma lista de prós e contras para saber se essa é uma decisão vantajosa.
As scooters são um meio de transporte que vem ganhando força, principalmente em tempos de crise diversas pessoas vem se questionando se ela realmente vale o investimento.
Tentando te ajudar nessa decisão, separamos aqui neste conteúdo diversas informações sobre a scooter. Continue lendo para saber quais são.
Quais as vantagens de ter uma scooter elétrica?

Se você quer um meio de transporte rápido e prático, provavelmente já pensou na possibilidade de ter uma moto, certo? Porém, diante do preço da gasolina e da necessidade de manutenção do veículo, essa ideia não foi muito adiante.
Até que você pensa na possibilidade de ter uma scooter, um veículo prático, simples e o melhor de tudo, elétrico. Ou seja, problemas com gasolina cara você não terá.
Mas será que vale a pena? Para te ajudar a descobrir essa questão, separamos aqui alguns pontos interessantes para você avaliar. São eles:
1. Não precisa de CNH
Diferente das motos, para dirigir uma scooter elétrica não é necessário ter carteira nacional de habilitação. O único documento que é exigido para esse tipo de veículo é a autorização para conduzir ciclomotor (ACC).
A razão para isso é que uma scooter não pode passar o limite de 50 km/h. As motos tradicionais podem ultrapassar a marca de 80 km/h.
Para quem quer dirigir e não ir muito longe com seu veículo, a scooter elétrica é ótima. Para quem precisa também de um transporte simples e prático para o dia a dia e não quer investir em uma CNH, a scooter também é uma opção.
2. Carregamento descomplicado
A principal característica de uma scooter é ela ser elétrica. Sendo assim, ela não depende de combustível para que possa andar. Basta fazer o carregamento em qualquer tomada residencial de 110 ou 220W.
Dependendo de qual for o modelo da scooter elétrica escolhida por você, a sua carga total pode ser atingida entre 4 ou 6 horas.
3. Baixo custo de manutenção
Por se tratar de um veículo elétrico, ele acaba necessitando muito menos de revisões periódicas. Isso porque ele possui muito menos peças e, por isso, são bem baratas de manter.
4. Mais fácil de estacionar e guardar
Devido ao pequeno porte das scooters elétricas, elas são perfeitas para estacionar em qualquer lugar com mínimo de espaço. Ocupam pouquíssimas vagas e até mesmo quem não possui garagem, pode acomodar ela em algum lugar no quintal ou varanda.
Em locais muito movimentados, ela ganha vantagem por ser fácil de se deslocar e se mover entre carros e motos. Isso faz com que ela tenha também uma outra vantagem que é ser ágil.
E quais as desvantagens da scooter elétrica?

Como tudo sempre tem um segundo lado, a scooter elétrica não é só flores. Isso porque ela apresenta alguns pontos que para alguns usuários, podem ser negativos, como:
- São um pouco mais caras: por ser elétrica, elas contam com um sistema mais tecnológico que faz com que ela acabe custando um pouco mais caro do que as motos tradicionais;
- Não andam muito rápido: como vimos, a scooter elétrica tem uma velocidade limite que não pode ser ultrapassada. Se você preza por velocidade, talvez ela não seja a melhor opção;
- Autonomia da bateria: esse é mais um ponto do que uma desvantagem em si. Visto que dependem de eletricidade para que possam andar, ir em longas distâncias sem saber se haverá algum lugar que você possa carregar a scooter pode ser arriscado. Portanto, para que você vá longe é preciso que haja planejamento.
A scooter elétrica vale a pena?
Diante de todos esses fatores que foram apresentados aqui, fica fácil ter uma ideia se ela vale ou não a pena. Podemos dizer que o investimento em uma scooter vai depender muito da necessidade da pessoa.
A scooter elétrica é ótima para se movimentar pela cidade, realizar rotinas do dia a dia e se locomover com mais facilidade pelas ruas. No entanto, ela não é muito indicada para percorrer longas distâncias.
Isso porque apesar de sua bateria durar algumas horas, pode ser que no caminho que você esteja percorrendo, se sua bateria estiver fraca, você não consiga arrumar um lugar para carregar a tempo.
Sendo assim, se você sente que tem a necessidade de viajar com seu veículo e ainda assim quer investir numa scooter elétrica, então é preciso ter em mente que você provavelmente deverá realizar paradas para recarga.
Portanto, o primeiro fator para saber se esse é um veículo que vale ou não a pena é definir para qual será seu uso. Se você pretende trabalhar com ela, deve se atentar a um modelo que seja mais resistente.
Já se for para o dia a dia ou lazer, um modelo mais básico te atenderá bem. Se você anda cerca de 50 km por dia, não invista em um modelo que tenha essa autonomia justa.
É preciso levar em conta o peso suportado, se é um modelo para uma ou duas pessoas, dentre outros pontos importantes. Para que você possa saber então o que melhor se aplicaria em seu caso, converse com um especialista.
A Boram tem tudo o que você precisa para ter em suas mãos um produto de qualidade através de um atendimento diferenciado. Sendo assim, entre em contato com nossa equipe e tire suas dúvidas a respeito dos produtos disponíveis que mais combinam com você.
Conclusão
Podemos notar então que na atual realidade a scooter elétrica é algo extremamente vantajoso de se investir por conta de toda economia que ela oferece.
Porém, é preciso avaliar alguns pontos para saber se este é um produto que vai suprir a sua necessidade ou não. Por isso, é preciso que você liste tudo aquilo que você precisa em um veículo para poder achar a melhor opção para você.
Conte aqui se você pensa em pegar uma scooter e compartilhe este conteúdo com quem também tem interesse.