O hoverboard é como se fosse um skate elétrico que pode ser usado como meio de transporte para curtas distâncias. Entre adolescentes e crianças, tornou-se muito usado para brincadeira, como disputar corrida.
No entanto, é preciso ter certos cuidados ao usar esse aparelho para evitar acidentes, como queda. Continue lendo esse conteúdo para saber como andar de hoverboard com segurança!
O que é preciso para andar de hoverboard?
Como dito acima, muitos usam o hoverboard como um meio de transporte, igual uma bicicleta ou patins. Para usá-lo dessa forma, requer um cuidado ainda maior.
Tanto para diversão e lazer quanto para usar esse skate elétrico em vias públicas, é preciso ter muita atenção e cuidados básicos. Perder o controle do hoverboard poderá resultar em uma queda, ferir o joelho, cotovelo ou a cabeça, torcer o tornozelo, etc.
Veja abaixo algumas dicas para andar de hoverboard com segurança!
Use equipamentos de proteção
Não há dúvidas de que os equipamentos de proteção são essenciais para garantir a sua segurança. Ao contrário de uma bicicleta, o hoverboard fornece menos equilíbrio e proteção.
Quem ainda está aprendendo a andar poderá correr mais riscos de sofrer uma queda. Por essa razão, é crucial adquirir equipamentos de segurança que sejam resistentes e confortáveis, para evitar fraturas e até mesmo mortes.
O capacete é indispensável para andar de hoverboard, mas há outros itens também, como:
- Cotoveleira;
- Tornozeleira;
- Caneleira;
- Protetores de pulso;
- Joelheira.
Suba e se equilibre no hoverboard
Para aprender a andar de hoverboard o primeiro passo é ler o manual de instruções do aparelho. Então, para subir no skate elétrico, primeiro ligue o aparelho para acionar o sistema de equilíbrio.
Agora você deverá subir no aparelho, que é um processo tão simples quanto subir em um degrau de escada. Mas, para quem não tem costume é normal sentir um certo receio ou medo de cair.
Basta colocar o pé direito ou pé esquerdo na vertical, de modo que fique nivelado com o hoverboard. Em seguida, coloque o outro pé no aparelho, com muita calma.
Para ter mais equilíbrio, deslize os seus pés o máximo que puder sobre a prancha, em direção às pontas. Lembre-se de manter uma posição que seja confortável, para não prejudicar o seu passeio.
Você pode flexionar levemente os seus joelhos para frente, como se estivesse andando de patins. O interessante do hoverboard é o fato de que ele consegue estabilizar o seu corpo de forma automática.
Para aqueles que não têm tanta prática é comum encontrar certas dificuldades para obter o seu centro de gravidade. Uma dica que pode ser útil é tentar subir no aparelho com ele encostado na parede ou segurando-se em alguém.
Assim é mais fácil para equilibrar-se e ir se acostumando até obter mais confiança.
Ir para frente e ir para trás
Agora que você já sabe, ao menos, o básico do básico para andar de hoverboard. Você já poderá seguir para o próximo passo, que é andar para frente e para atrás com o aparelho.
Se ainda não estiver confiante o bastante para prosseguir, repita o passo anterior quantas vezes julgar necessário até adquirir confiança. Feito isso, já poderá seguir para a próxima etapa.
Ir para frente e para trás não é tão difícil quanto muitos imaginam. No entanto, há um nível de progresso que precisa ser respeitado, para evitar quedas.
O primeiro passo é aprender como inclinar levemente o seu corpo para frente, lógico que se inclinar demais, perderá o equilíbrio e irá cair. Vale notar que, quanto mais inclinar o seu corpo pra frente, mais o aparelho irá acelerar.
Já para desacelerar ou andar de ré, será preciso tombar levemente o seu corpo para trás. Lembre-se de manter os joelhos um pouco flexionados, para ter um controle melhor de seus movimentos e sempre fique de olho se há algum obstáculo atrás de você.
Virar para a esquerda e virar para a direita
Virar o hoverboard para a esquerda e para a direita funciona quase da mesma forma de ir para frente e para trás. De modo geral, envolve a flexão adequada dos joelhos, pressão feita no aparelho e o controle do balanço do corpo.
Pode ser que leve um tempo até dominar todos esses fatores, mas feito isso você conseguirá mudar de direção e fazer curvas sem problemas. Cabe ressaltar que cada lado do aparelho funciona de modo individual.
Isso quer dizer que você poderá mudar a direção com rapidez e fluidez. Por exemplo, se quiser virar para a direita, então empurre o pé esquerdo para a frente e se quiser virar para a esquerda, empurre o pé direito para frente.
O segredo é começar devagar e, aos poucos, repetir esses mesmos movimentos até dominar. Antes de girar sobre o seu próprio eixo, experimentar mudar a direção devagar.
Caso faça movimentos rápidos e bruscos, terá mais chances de perder o equilíbrio e cair do aparelho.
Desça do hoverboard com segurança
Até para descer do aparelho é preciso ter alguns cuidados, tendo em vista que alguns chegam a, pelo menos, 10 quilômetros por hora. O primeiro passo é parar o seu hoverboard totalmente.
Para frear, você deverá inclinar o seu corpo para trás e esperar até que fique parado. Agora, para descer, o ideal é descer por trás, da mesma forma como você subiu.
Ou seja, primeiro desça o pé direito, depois o pé esquerdo. Descer pela frente pode ser mais difícil por desequilibrar e ter mais chances de cair.
Conclusão
Viu como andar de hoverboard não é tão difícil? É como andar de bicicleta, você precisa começar com calma e treinar bastante, quando se der conta, já estará andando como um profissional.
Apenas lembre-se de usar todos os equipamentos de segurança para evitar se ferir ou acidentes mais graves, certo? E o que você achou deste conteúdo? Foi útil para você? Ainda ficou com alguma dúvida? Não esqueça de deixar o seu comentário e compartilhar com os seus amigos!