Muitas pessoas vivem presas na ideia apenas de terem ou um carro ou uma moto. Mas isso, hoje em dia, já não funciona mais.
É preciso entender que para cada necessidade há tipos de transporte específicos.
Principalmente por conta do trânsito caótico, novas alternativas são diariamente pensadas. Essas que também podem ser usadas para puro lazer.
Um exemplo disso são os veículos elétricos, que oferecem grande facilidade para quem as utiliza. Quer saber mais sobre o assunto? Então continue lendo.
Quais tipos de transporte alternativos existem?
O trânsito nas cidades tem sido cada vez mais intenso, principalmente se tratando das grandes cidades. Sendo assim, alternativas para sair do tradicional vem sendo muito bem aceitas.
Muitas pessoas já estão adotando os veículos elétricos como parte do seu dia a dia e já até conseguem fazer de pequenos a médios trajetos com ele.
Sendo assim, que tal conhecer essas novas formas de se movimentar e introduzi-las na sua rotina e até mesmo em seu tempo de lazer? Confira abaixo alguns modelos.
1. Monociclo
O monociclo, conhecido também como uniciclo, tem sido o meio de transporte para muita gente que precisa fazer viagens pequenas. Sua inspiração, claro, veio dos antigos monociclos, geralmente usados dentro de um picadeiro.
No entanto, sua versão atual é muito mais moderna. Isso porque ela oferece praticidade e te permite combiná-la com outros tipos de transporte. A razão é porque ele é um veículo pequeno, que tem fácil mobilidade de transporte e de uso.
Os preços para este produto variam muito, podendo ser entre R $2 mil a R $14 mil dependendo do modelo e da marca escolhida. Quem prefere alugá-lo para um dia de diversão, pode fazer isso pelo valor de R $50 por dia, dependendo da região que você o encontre.
Em questão de mobilidade, o aparelho anda por até 15 km com uma única carga de bateria e sua velocidade chega até 20 km/h. Dentre os maiores desafios de utilizá-lo, o equilíbrio inicial é o maior deles.
Mas, com algum tempo de prática isso já não é mais uma questão. Esse tipo de veículo pode ser facilmente usado para trabalho, visto que é bem compacto e pode ser guardado facilmente, e para lazer também.
2. Patinete elétrico
O patinete elétrico tem sido uma ótima opção nas grandes cidades. Afinal, eles proporcionam ao indivíduo uma maior mobilidade urbana frente a suas opções tradicionais de transporte.
Nos grandes centros urbanos, os aplicativos de patinete elétrico têm facilitado a locomoção de muitas pessoas que precisam fazer um trajeto mediano. Alguns modelos de patinete podem ter 45 km de autonomia e sua velocidade pode ultrapassar os 20 km/h.
Se o trajeto é muito longo para ir a pé, mas muito curto para poder pegar um carro, os patinetes servem perfeitamente. Então, como um veículo do futuro, ele tem feito um bom trabalho.
3. Hoverboard
Essa é a versão um pouco maior e mais leve do que o monociclo. É considerado também como skate elétrico e é ótimo para ser usado entre amigos, crianças e para atividades de rotina.
O veículo consiste em ser uma prancha com duas rodas paralelas que se locomovem através da inclinação do corpo. Muita gente o associou com o skate voador do filme “De volta para o futuro 2”.
O aparelho possui sensores para impedir que quem está pilotando caia, sendo assim, é um pouco mais fácil de se equilibrar. Os modelos mais simples possuem uma velocidade de 10 km/h e uma autonomia de até 20 km, custando cerca de R $600 a R $2 mil reais.
Na hora de comprar um hover, é interessante que você preste atenção na procedência da bateria. Pois já houveram casos em que o aparelho pegou fogo quando conectado à tomada.
Por isso, se for adquiri-lo, compre em um lugar de confiança para que não tenha prejuízos como esse e evitar danos à saúde.
4. Motocicleta elétrica
A moto elétrica ou como algumas pessoas conhecem, a scooter, é uma ótima opção para quem quer um modelo de veículo com uma capacidade maior e ainda ser dinâmico.
Sua mobilidade elétrica permite que ela alcance distâncias maiores que os veículos já citados, entregando conforto, economia e sustentabilidade. Diferente das motos tradicionais, a moto elétrica não é indicada para distâncias muito longas pois corre o risco de descarregar.
Para isso, é necessário se planejar caso queira percorrer uma distância maior do que o veículo aguenta. A fim de fazer paradas para abastecimento de energia.
Elas podem levar entre duas a oito horas para atingirem uma carga completa e são facilmente carregadas em tomadas comuns de 110 ou 220v.
Um dos grandes benefícios de quem a possui é não ter que se preocupar com documentação e nem IPVA. Além disso, não precisam de gasolina, as tornando mais econômicas.
Sua manutenção tem um custo muito baixo pois não precisa realizar trocas de óleo, nem a troca de embreagem, escapamento, etc.
Além do mais, são ideais para atividades do dia a dia e podem ser usadas em conjunto como forma de lazer. Existem vários modelos disponíveis no mercado e opção é o que não falta.
5. Bicicleta elétrica
A bicicleta elétrica é o novo queridinho das pessoas, junto com os patinetes. Isso porque nas grandes cidades a disposição desses veículos é muito grande.
O melhor é que as bicicletas são um dos meios de transporte mais seguros e permitem que você faça longas viagens. Além do mais, tanto crianças como adultos podem pedalar-lá.
Em questão de velocidade, elas atendem bem a necessidade de uma pessoa, mas não são tão rápidas quanto uma moto tradicional. Sendo assim, passam a ser um ótimo investimento para aqueles que desejam praticidade e velocidade, independentemente da distância.
Conclusão
Os novos tipos de transporte facilitaram e muito a vida das pessoas e suas rotinas fora de casa. Sendo assim, entregam eletromobilidade, diversão e otimização para quem precisa.
Livres de combustíveis fósseis, cada modelo possui suas características próprias que valem a pena serem testadas. Conte aqui se você é adepto de alguma dessas tecnologias.
Aproveite e compartilhe com outras pessoas que tem interesse nesse tipo de conteúdo.
2 respostas